Amy Winehouse
Amy Winehouse

 

  • Nome

    Amy Winehouse

  • Idade

    27 anos (14/09/1983)

  • Naturalidade

    Londres (Inglaterra)

  • Signo

    Virgem

  • Status

    Morreu em 23/07/2011

Amy Winehouse destacou-se por sua voz e estilo próprio de cantar. Porém, usuária de drogas assumida, foi filmada fumando crack e internada em centros de reabilitação. Após um casamento conturbado com Blake Fielder Civil, namorou o cineasta Reg Traviss. Constantemente sob efeito de drogas, Amy não teve condições físicas para gravar o álbum programado para 2010. Foi adiado para 2011 mas não saiu. A cantora foi encontrada morta em sua casa em Londres em 23 de julho de 2011.

 

BIOGRAFIA

 

Filha de um taxista e uma farmacêutica, Amy Winehouse tinha um gosto excepcional pelo jazz. Aos 14 anos, acompanhava o irmão na guitarra e exibia os primeiros trejeitos de uma personalidade inquieta, decorrente em partes da separação dos pais quando tinha nove anos: colocou piercing no nariz, tatuou o corpo e finalmente foi expulsa da Sylvia Young Theatre School, onde estudava. Passou a frequentar outra escola, mas dois anos depois mergulhou na carreira artística. Apresentava-se em diversos clubes, chegando a gravar algumas demos.
O álbum de estreia “Frank”, em 2003, mostrou aos críticos que uma nova diva parecia despontar na música. Amy recebeu quatro prêmios no ano seguinte de melhor música contemporânea (Ivor Novello Awards) por “Stronger Than Me”, melhor artista solo feminina (BRIT Awards), melhor ato urbano (BRIT Awards) e melhor álbum do ano (Mercury Music Prize). Todas as músicas foram escritas por ela e marcadas por voz e estilo - um misto de jazz e hip hop - que impressionaram o público.
Em 2006, a cantora passou por uma mudança no visual. Adotou um penteado retrô, maquiagem marcante nos olhos bem ao estilo dos anos 1960, e roupas mais ousadas que influenciariam inclusive alguns estilistas depois. Seu segundo álbum, “Back to Black”, lançado no mesmo ano, tornaria a cantora famosa mundialmente. Também tornaria público o seu problema com drogas, expresso na música “Rehab” – um verdadeiro sucesso nas paradas pop dos Estados Unidos. Pelo trabalho, foi a primeira britânica a ganhar cinco Grammy Awards, em 2008, na mesma noite. A partir de então, tornou-se atração de eventos tão importantes quanto o tributo a Nelson Mandela.
Os problemas mais sérios com drogas impediram Amy de prosseguir normalmente com a carreira. Apresentações desastrosas no palco, uma voz completamente diferente do que o público havia conhecido e uma postura autodestrutiva (a cantora não escondia que tomava diferentes drogas) impediram que o terceiro álbum fosse produzido. Os próprios executivos da gravadora que representava a cantora não aceitaram suas novas canções. Aparentemente recuperada, Amy prometia um novo álbum para 2011. Mas o CD não saiu. A cantora foi encontrada morta em sua casa em Londres em 23 de julho de 2011.

VIDA PESSOAL

Durante a divulgação do álbum “Frank”, Amy aparecia de forma bastante convencional ao público – roupas discretas, cabelo de lado, pouca maquiagem e um rosto saudável -, apesar de sua voz extremamente marcante. Em 2006, contudo, uma transformação radical, no comportamento, físico e estilo, deixaria à vista um problema que ela confirmou em seu segundo álbum: as drogas e um relacionamento doentio com o produtor musical Blake Fielder Civil, a quem dedicou os seus cinco prêmios no Grammy. Desde 2005 os dois viviam uma relação tempestuosa, marcada por diversas separações (após uma delas, Amy teria investido em um affair com o chef Alex Claire). Amy e Blake se casaram em 2007, iniciando uma vida de casal nada tradicional. Logo em seguida, ele foi preso por agredir o proprietário de um pub em Londres, sendo acusado também por tentativa de suborno. O aniversário de casamento seria, assim, comemorado atrás das grades. Foi durante essa época que Amy Winehouse se entregou, enfim, às drogas e seu pai entrou em cena para apontar o genro como responsável pela queda da nova diva.
Em 22 de janeiro de 2008, um vídeo da cantora usando crack saiu no jornal inglês “The Sun”, sendo internada em uma clínica de reabilitação no mês seguinte. Diante das polêmicas, o visto para os Estados Unidos foi liberado com atraso e ela não pôde comparecer ao Grammy Awards, que a premiaria em cinco categorias. Apresentações desastrosas, prisões, overdose, caminhadas seminuas pelas ruas e outras passagens em hospitais seriam apresentadas de forma incessante pela mídia.
Blake pediu o divórcio após uma longa temporada de Amy no Caribe no final de 2008 – para onde teria ido com o intuito de terminar seu terceiro álbum longe das drogas. Lá, a cantora foi fotografada fazendo topless e proibida pelo resort de nadar na piscina, já que havia sido encontrada várias vezes desmaiada ao lado da mesma em função da bebida.
Após muitas polêmicas, Amy voltou para Londres mais bonita - colocou silicone nos seios - e aparentemente mais saudável. No entanto, em agosto de 2009, foi flagrada saindo de um pub trançando as pernas, com lágrimas nos olhos, a camiseta suja, uma queimadura e um pó suspeito no nariz. No final de 2010, a cantora foi expulsa de uma peça de teatro infantil depois de falar palavrões, pedir em casamento o príncipe da história e supostamente agredir o gerente da casa.
Durante voltas e reviravoltas com Blake, Amy se envolveu com o também polêmico cantor Pete Doherty. Depois de chegar a convidá-lo para morar em sua casa, a inglesa apresentou o seu novo namorado em 2010: o cineasta Reg Traviss. O relacionamento entrou em crise porque ela teria sugerido casamento e ele recusou, segundo a MTV europeia.

CARREIRA

Não é à toa que Amy já foi colocada ao lado de nomes como Sarah Vaughan: além de uma voz excepcional, conseguiu fazer com que uma de suas músicas – “Rehab” – ganhasse o posto de música mais influente da década, encabeçando uma lista de 100 canções. Seu álbum de estreia, “Frank”, lançado em 2003, foi muito bem recebido pela crítica. Três anos depois, a cantora britânica se tornaria conhecida mundialmente após ganhar cinco Grammy Awards na mesma noite. Embora as crises pessoais tenham afetado o seu trabalho, impedindo que novas canções fossem aceitas pelos seus produtores, Amy Winehouse fundou em 2009 a gravadora Lioness Records e tinha Prometido que seu próximo CD estararia nas lojas em 2011. Não deu tempo.
Discografia

2003: “Frank” 2006: “Back to Black” 2007: “Maximum Amy Winehouse “Absolutely” (ao vivo) “The Other Side of Amy Winehouse” (coletânea com remizes, b-sides e raridades) 2008: “Frank” (deluxe edition) 2007: DVD “I Told You I Was Trouble – Live in London” 2009: “Back to Black (deluxe edition)

Festivais e Prêmios

2004: Vencedora do Ivor Novello Awards na categoria Melhor Música Contemporânea por “Stronger Than Me”; vencedora do BRIT Awards como Melhor Artista Solo Feminina e Melhor Ato Urbano, vencedora do Mercury Music Prize na categoria Álbum do Ano por “Frank”. 2007: Vencedora do The South Bank Show Awards na categoria Melhor Pop; vencedora do BRIT Awards nas categorias Melhor Álbum do Ano e Melhor Artista Solo Feminina por “Back to Black”; vencedora do Elle Style Awards em Melhor Ação Musical Britânica; vencedora do Ivor Novello Awards na categoria Melhor Música Contemporânea por “Rehab”; vencedora do Greatest Britons em Realização Musical; listada no Mercury Music Prize na categoria Álbum do Ano por “Back to Black”; vencedora do Popjustice £20 Music Prize em Melhor Single Pop Britânico por “Rehab”; vencedora do Q Awards por Melhor Álbum com “Back to Black”; vencedora do MOBO Awards na categoria Melhor Mulher Inglesa; indicada ao MTV Vídeo Music Awards como Revelação do Ano; vencedora do MTV Vídeo Music Awards nas categorias Artista Feminina do Ano e Gravação do Ano por “Rehab”; indicada ao MTV Europe Music Award na categoria Álbum do Ano por “Back to Black”; vencedora do MTV Europe Music Award em Melhor Canção Aditiva por “Rehab” e artist’s choice; indicada ao World Music Awards como Revelação Mais Bem-sucedida; vencedora do World Music Awards na categoria Artista Feminina Pop/Rock mais Bem-sucedida e vencedora do Vibe Awards como Revelação do Ano. 2008: Vencedora do Grammy Awards nas categorias Melhor Gravação do Ano, Melhor Música do Ano, Artista Revelação, Melhor Desempenho Vocal Pop Feminino e Melhor Álbum Pop.

Apresentações

2003: - Virgin Megastore London - Jools Hollland BBC 2004: - Glastonbury Festival - Jools Hollland BBC - North Sea Jazz Festival - Estádio Wembley - SWR3 New Pop Festival em Baden Baden - Mercury Prize - Festivalbar 2005: - Jools Hollland BBC - B-Live 2006: - Children in Need - The Album Chart Show - Hugo Urban Rules - Clothes Show Live - Hootenanny - The Sharon Osbourne Show 2007: - Glastonbury Festival - Isle of Wight Festival - SXSW Festival - Somerset House - MIDEM - EMA Award - Coachella Fest - Festival Internacional de Benicàssim - Hove Festival 2008: - Rock in Rio Lisboa - Glastonbury Festival - Oxegen Music Festival - Nelson Mandela Concert - V Festival - Grammy Awards (de Londres via satélite) 2009: - St. Lucia Jazz Festival - V Festival - Mathew Street Festival

 

 
                                                                                   Frases de Emy Lee
 
 
“Honestamente, eu só uso o que eu gosto. Sabe por quê? Porque eu posso, eu sou uma estrela do rock “.
Amy Lee
 
 
“Nós nunca fomos uma banda religiosa, mas a mídia quer que sejamos.”
Amy Lee
 
 
“Há pessoas que teimam na idéia de que somos uma banda cristã disfarçada, e que temos uma mensagem secreta. Não temos nenhuma afiliação espiritual com essas músicas. É simplesmente sobre experiência de vida. “
Amy Lee
 
 
“Eu sempre fui uma rainha do drama. Lembro-me de brincar na cozinha, tentando fazer a minha mãe pensar que eu estava morta e chamar a polícia. Quando não, eu chorava. Eu era sempre teatral. Eu não acho que nenhum dos meus parentes está surpreso. “
Amy Lee
 
 
“Eu não tenho vergonha das minhas crenças espirituais, mas de maneira nenhuma tive que incorporá-las nesta banda.”
Amy Lee
 
“Se as pessoas zombam de você, isso provavelmente significa que você está fazendo algo certo.”
Amy Lee
 
 
“O mercado de trabalho melhorou nos últimos trimestres e tem reforçado a confiança dos consumidores, tanto em sua segurança laboral, bem como no estado de suas finanças pessoais. A população de Hong Kong estão mais dispostas a colocar suas mãos em seus bolsos agora. “
Amy Lee
 
“As pessoas vão gastar grandes quantidades de tempo e dinheiro trabalhando em uma fantasia, apenas para que ninguém reconhecer o personagem que está vestida como.”
Amy Lee


“A fabricação deste disco foi muito intensa, mas eu saí me sentindo purificada. Eu cresci muito desde “Fallen”, e Terry é o parceiro perfeito . Eu me sinto como se eu tivesse sido levantada para um novo nível de inspiração e possibilidades. Depois de todas as coisas que temos visto ao longo dos últimos anos, belas e trágicas, no final, eu sou muito grata. Ele nos fez criar uma música que eu não poderia estar mais apaixonada. “
Amy Lee
 
 
“Eu e meu marido dizemos que os pais devem educar os seus filhos. Algumas pessoas precisam de ajuda com seus filhos mais do que outros, e ela é um dos que precisam de alguma ajuda. “
Amy Lee


“Eu sou retardada e eu estou na TV”

“Como mulher eu me sinto ofendido, porque esses artistas retratam as mulheres como pessoas que só pode fazer bem no mundo, vendendo seus corpos. Estou determinado a ajudar a provar que é falso”


“Sinto cheiro de hambúrguer! Que de hambúrguer?”

Minhas letras são provenientes de um lugar que eu quero que as pessoas se relacionem e sentam que não estamos sozinhos “

“Pode não parecer, mas balançar em um espartilho é mais difícil do que você pensa”"


“Britney Spears e tudo mais, elas não me ameaçam, não me incomodam, porque elas não são talentosas.”

“Eu não quero jamais ser uma estrela do rock, entre aspas. Eu quero ser apenas eu.”

“Pena que você não pode citar o olhar na minha cara.”

“Pode rir de mim, eu só olho assustada.”

“A inspiração vem no meio da noite, quando você deveria estar fazendo lição de casa.”

“Há uma coisa que eu acredito, é que eu não sei de nada e tudo pode acontecer.”

“Se as pessoas zombam de você, isso provavelmente significa que você está fazendo algo certo.”


“Não tenha medo das sombras, só significa que há uma luz por perto.”

“Ninguém é perfeito. Estou perfeitamente imperfeita.”

“Estamos todos mortos, mas ao mesmo tempo não estamos quebrados. Existe a sugestão de que estamos indo começar de novo.”

“Eu não quero ser Christina Aguilera Eu quero ser Amy Lee, a rainha do rock.. Não a rainha do sexo”

“Eu sou apenas uma princesa numa época rock star”"


“Honestamente, eu só uso o que eu gosto. Você sabe por quê?” Porque eu posso, eu sou uma estrela do rock “.

“Nós nunca fomos uma banda religiosa, mas a mídia quer que sejamos.”

“É onde eu passei muitos anos da minha escola de alta. – No armário Não era muito apertado, mas você ficar muito quente.”

“Eu sempre fui uma rainha do drama. Lembro-me de brincar na cozinha, tentando fazer a minha mãe pensar que eu estava morta e chamar a polícia. Quando não, eu iria chorar. Eu sempre fui teatral. Eu não acho que nenhum dos meus parentes está surpreso. Quando mais jovem, Ben iria vir e eu vim descendo as escadas vestindo uma enorme anágua que roubei da escola. “

“Senti um pouco de trauma na minha infância, e eu estou sempre tentando  voltar para lá. Eu sou obcecado com qualquer coisa que me leva de volta a quando eu tinha 6,7,8″.

“Eu acho que nossas letras são escuras, mas eu sei  que puxamos nossa inspiração de um milhão de influências diferentes. Ouvimos tudo. Nossa música não é apenas ‘opera metal’ ou ‘gothic pop’ é apenas Evanescence “

“Eu gosto de usar dois elementos fundamentais para a minha roupa:. Rock … você sabe, metal e correntes, misturada com fadas e roupa vitoriana.”

“Eu amo o coro, eu sou uma nerd do coro.”

“Minha melhor amiga recentemente me disse que eu era a pessoa mais apaixonada que ela já conheceu. Eu não sei se isso foi um elogio ou um insulto, honestamente.”

“As pessoas me disseram que não pode se vestir como uma fada. Eu digo, eu estou em uma banda de rock e eu posso fazer tudo o que eu quero!”


“Não há nada de sexy em pele e osso, Urgh, você tem que ter alguma coisa no porta-malas”

“Se há uma coisa que eu acredito, eu sei que eu não sei de nada e tudo pode acontecer”

“Se todos nós  cantassemos sobre o quanto estamos felizes, estaríamos mentindo para nós mesmos. Pessoas tentam escapar de seus problemas, se embriagando, festas e dançando. O que realmente me cura é sentar e pensar, encarar os fatos, então você pode superar isso e ser feliz “

“Eu choro muito não sei porque, mas isso só me ajuda. Eu choro por boas e más coisas, às vezes a tristeza pode ser bela”

“Às vezes eu escolho meu nariz. Lá você tem.”

“Muitos fãs vêm e dizem: ‘Essa música mudou minha vida, você pode me dizer o que você quis dizer quando escreveu isso? ou “Essa música me salvou quando eu tive que passar por um divórcio conturbado. É realmente comovente, por vezes. “

 

 




Total de visitas: 9072